Coordenadoria de Educação Especial promove formação para professores do AEE

Os professores das escolas municipais de Moju que atuam na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) participaram na manhã e na tarde de ontem, 07, de uma capacitação sobre autismo, inclusão de estudantes com deficiência em eventos esportivos e atribuições dos professores do AEE. A programação foi promovida pela Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e reuniu profissionais das escolas Pedro Nery, Gumercindo Pereira, Sebastião Barbosa e Dona Zila.

A professora da Escola Municipal Sebastião Barbosa, Carliane Cunha, aprovou a capacitação oferecida pela Semed. “Essas formações são ótimas porque nos auxiliam significativamente no cuidado com nossos alunos com deficiência. Por meio desses cursos e de várias leituras relacionadas à área de educação especial nos tornamos profissionais melhores”, destacou a professora que possui especialização na área e está cursando outra pós-graduação em braile.

De acordo com a coordenadora de Educação Especial da Semed, Delma Barata, a rede municipal de ensino possui cerca de 150 alunos com deficiência. A fim de atendê-los conforme suas especificidades, a secretaria garante às escolas municipais profissionais qualificados, ou seja, com especialização em educação especial. Ao todo, a rede municipal de ensino conta com aproximadamente 50 professores auxiliares que oferecem um trabalho mais direcionado às pessoas com deficiência no turno oposto ao período regular das aulas.