Cursinho Popular de Moju beneficia 180 alunos e realiza Aula Inaugural

Os 180 candidatos de baixa renda residentes no campo e na cidade de Moju que foram contemplados com uma vaga no Cursinho Popular “Acesso Para Todos” participaram na manhã de hoje, 03, da Aula Inaugural, no Auditório Municipal Lourival Cristo. O evento contou com a presença do prefeito interino, Leandro Rocha, da secretária municipal de Educação, Lúcia Cristo, de representantes de movimentos sociais, de entidades do campo e da igreja católica e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sintepp/Moju).

A assessora pedagógica da UEPA, Namieli Nascimento, explicou que o Cursinho Popular “Acesso para Todos” funcionará a partir desta segunda-feira, 7, três dias por semana (segunda, terça e quarta-feira) no próprio campus da UEPA/Moju, beneficiando um total de 180 alunos que estudarão em um dos turnos disponíveis (manhã, tarde ou noite). As aulas contemplarão o conteúdo do Enem e serão ministradas por professores voluntários com licenciatura na área e por acadêmicos da UEPA, sob orientação dos docentes e da equipe técnica da universidade.

Durante a Aula Inaugural do Cursinho “Acesso Para Todos”, o prefeito interino e vereador de Moju, Leandro Rocha, destacou a importância da parceria firmada com as entidades de Moju para viabilizar a criação do Cursinho Popular. “O momento é de felicidade por nós, enquanto prefeitura, termos firmado parceria com várias entidades para hoje conseguirmos tornar realidade esse sonho no nosso município. Enquanto poder público queremos que os alunos aproveitem a oportunidade e se dediquem e se empenhem o máximo para conseguirem uma vaga na universidade. Nós estaremos dando o suporte necessário, junto com os nossos parceiros, para aprovarmos o máximo de alunos de baixa renda no vestibular”, disse.

O Cursinho “Acesso Para Todos” foi criado pela prefeitura, por meio do Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Transportes, Movimento Frente Moju Popular, Universidade do Estado do Pará (UEPA/Campus Moju), Câmara Municipal de Moju, Cáritas/Pastoral Social da Igreja Católica, Fórum de Educação do Campo de Moju (FORECAM) e Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM).

“É muito bom ver que todas essas instituições têm interesse em contribuir com nossos alunos para ofertar a eles a oportunidade de poderem entrar na universidade. Os alunos beneficiados não possuem condição de pagar um cursinho particular e nós, enquanto poder público, também contribuímos com a carteirinha de meia passagem aos estudantes da zona rural. Agradecemos muito o vereador Leandro porque enquanto presidente da Câmara de vereadores se juntou à Frente Moju Popular e a partir desse momento articulou com todas as instituições para fazer esse momento acontecer”, frisou a secretária municipal de Educação, Lúcia Cristo.