Formação do PNAIC reúne centenas de professores e articuladores do “Novo Mais Educação”

Propor metodologias diferenciadas de trabalho aos professores da rede municipal e articuladores do “Novo Mais Educação” para melhorar o ensino e a aprendizagem dos alunos da pré-escola (4 a 5 anos e 11 meses) e do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental. Esse foi o principal objetivo da Formação do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) promovida pela Semed que aconteceu ontem, 28, e na última terça-feira, 27, na Escola Dona Zila. Centenas de profissionais de 28 Escolas Municipais da zona urbana participaram da capacitação que contou com 16 formadores e cuja carga é de 16h.

Durante a programação, houve apresentação de conto infantil encenado pelos próprios participantes e formação em 5 salas de aula. A coordenadora do PNAIC, Socorro Brito, explicou a proposta metodológica adotada nas formações. “A gente trabalha com sequências didáticas, ou seja, com sequências de atividades práticas e contextualizadas que prezam muito pela interdisciplinaridade e pelo lúdico. Nas formações a gente orienta que o ensino deve ser contextualizado, para que faça sentido para a criança. Hoje nós vamos tratar do ambiente escolar e dos trabalhos pedagógicos, que inclui ludicidade, jogos e brincadeiras”, detalhou.

De acordo com Socorro Brito, nos últimos 5 anos as escolas municipais, as salas de aula, “ganharam uma nova roupagem”, melhoraram muito, assim como a questão metodológica, já que hoje os professores são mais dinâmicos e mais autônomos para criar atividades conforme os níveis de aprendizagem. Segundo ela, a previsão é que em março outra formação do PNAIC seja realizada para as escolas do campo.