Inauguração de Sala do AEE beneficia alunos com deficiência da Escola Jandira

A manhã de ontem, 17, foi de muita alegria e comemoração para os alunos e funcionários da Escola Municipal Jandira Henderson, principalmente para os 15 estudantes com deficiência da instituição de ensino e das escolas do entorno. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) inaugurou a mais nova Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que oferece cantinho da matemática, livros infantis, fantoches, jogos lúdicos e vários outros materiais educativos, de modo a ajudar a desenvolver a cognição, a coordenação motora e a aprendizagem das pessoas com deficiência.

Durante a cerimônia de inauguração do novo espaço, o coordenador de Educação Especial da Semed, Leandro Piedade, destacou o grande empenho da Semed em garantir um espaço digno aos alunos com deficiência, com disponibilização de 90% dos professores com especialização na área da Educação Especial. Segundo ele, a rede municipal conta com cerca de 150 estudantes com deficiência, que estão bem auxiliados em decorrência do bom trabalho desenvolvido pelos 135 professores auxiliares especializados. No final de março, a Semed promoveu um dia de capacitação sobre braile, autismo, libras e deficiência intelectual aos profissionais que auxiliam os alunos com deficiência.

De acordo com a diretora de ensino da Semed, Hilda Siqueira, o interesse da Semed é garantir a inclusão nos colégios municipais. “Já temos cinco escolas que dispõem de sala de AEE. Nossa meta é que até o final deste ano a gente inaugure mais duas salas de AEE nas escolas municipais do campo. Nosso tema da Jornada Pedagógica foi inclusão e estamos, de fato, investindo nisso, pois almejamos melhorar o desempenho dos nossos alunos com deficiência”, disse.