Mais de 2 mil profissionais da educação participam da Jornada Pedagógica

Na manhã de ontem, 18, o maior evento de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Jornada Pedagógica, reuniu um recorde de público no ginásio da Escola Oton Gomes. Mais de 2 mil profissionais da educação participaram da abertura da programação, que contou com a presença da secretária municipal de Educação, Lúcia Cristo, do prefeito de Moju, Deodoro Pantoja (Ie-Ié), de secretários municipais, vereadores e outras autoridades locais.

Este ano, a Jornada Pedagógica discutiu o seguinte tema: “Educação Inclusiva: a escola aprendendo com as diferenças!”. Em seu discurso, Cristo destacou a importância da inclusão para a educação mojuense. “É difícil falar de educação sem falar de inclusão. Nós acreditamos, de fato, que a inclusão escolar contribui para a transformação da sociedade e para o desenvolvimento humano. A lei prevê a inclusão e equidade é um termo que melhor se adequa à nossa realidade. Nós, enquanto Semed, estamos muito felizes por este momento. É o maior evento de formação da região. Todas as 37 oficinas ofertadas foram pensadas justamente para vocês aprenderem e viverem a inclusão dentro das escolas. Vamos aproveitar esta capacitação; que Deus abençoe a todos e boa Jornada!”, desejou a todos os participantes da programação.

Durante a abertura da Jornada Pedagógica, a secretária municipal de Educação, Lúcia Cristo, também falou dos vários avanços relacionados à educação inclusiva no município, a exemplo das quatro Salas de Recursos Multifuncionais (antes havia só uma) adquiridas e dos 103 Professores Educacionais Especializados (AEE) que atuam nas escolas municipais.

Segundo o prefeito Deodoro Pantoja (Ie-Ié), o aprendizado proporcionado na Jornada Pedagógica é essencial para os profissionais da educação. “Entendemos que a melhoria da educação não se dá só pela construção, ampliação e reforma de escolas, mas também pelos investimentos em formação, pelo pagamento em dia de nossos profissionais… Eu sei que é um desafio muito grande para um prefeito administrar 187 escolas municipais de Moju, mas eu estou com muita garra para investir em educação e fazer o melhor pelo nosso município”, disse. Após o pronunciamento das autoridades, houve a palestra “Educação Inclusiva: a escola aprendendo com as diferenças!”, ministrada pela Professora Doutora da UEPA, Marli Almeida.