Jornada Pedagógica 2018 conta com palestra de Daniel Cara sobre Base Nacional Curricular Comum

A grande atração nacional deste ano na Jornada Pedagógica 2018 promovida pela Semed foi a palestra de abertura realizada na manhã de ontem, 05, sobre a implantação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), ministrada pelo Prof. Dr. em Educação, Daniel Cara, que também é mestre em Ciência Política pela USP, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e membro titular do Fórum Nacional de Educação, dentre outras funções.

Em sua palestra, que aconteceu no Centro Oton Gomes e reuniu mais de 2 mil profissionais da educação, o professor Daniel Cara falou da necessidade de criar um currículo comum nas escolas do Brasil que priorize o estudo da cultura local e das especificidades de cada região e localidade. “A base nacional segue o modelo do Sul e do Sudeste do país, então é preciso um esforço coletivo entre a comunidade escolar para criar, por exemplo aqui em Moju, um currículo que reconheça os saberes do campo, do ribeirinho, do quilombola, ou seja, as particularidades de cada local”, explicou.

Durante a abertura da Jornada Pedagógica 2018, o Prof. Dr. Daniel Cara também destacou o papel central das famílias na discussão do currículo com as escolas e no acompanhamento da aprendizagem dos alunos. Segundo ele, as instituições de ensino precisam criar “Comunidades de Aprendizagem” compostas por toda comunidade escolar para tratar a respeito do conteúdo científico a ser trabalho nas escolas. “Façam um trabalho que vá além das exigências dos documentos oficiais da educação”, orientou, citando também o grande nome da Pedagogia da Libertação: Paulo Freire, para dizer aos professores não deixarem de trabalhar com amor e dedicação.

No final de sua palestra, Daniel Cara parabenizou o município de Moju por estar à frente da discussão da BNCC e pela Semed proporcionar aos profissionais da educação formações que contribuam para o profissional ter um olhar mais crítico e reflexivo acerca da educação.