Mais de Mil pessoas participam da Abertura dos Jogos estudantis paraenses em Moju!

Com um público recorde de mais de mil alunos dos municípios de Moju, Abaetetuba, Igarapé Miri, Barcarena, Tailândia e Acará, aconteceu na noite de ontem, 17, no Ginásio Poliesportivo Íverson Pereira (Centro Cultural), a abertura da primeira seletiva regional dos Jogos Estudantis Paraenses (Jeps 2017). Moju foi o município escolhido para receber os mais de 600 atletas que disputarão nas seguintes modalidades: Basquete, Handebol, Futsal e Vôlei (Masculino e Feminino nas categorias A e B). Os jogos iniciam hoje, 18, e seguem até o próximo domingo, 21.

A cerimônia de abertura do evento contou com a apresentação do Coral de Libras da Escola Municipalizada Antônio de Oliveira Gordo, que interpretou os Hinos Nacional, Estadual e Municipal. Em seguida, houve o desfile das bandeiras e das delegações, além de apresentações artísticas. Em seu discurso, o secretário-adjunto de Educação, Nielson Cardoso, destacou a alegria da Semed por Moju sediar os jogos e pela Semed ofertar a logística necessária para o JEPs, como os espaços onde ocorrerão os jogos, a alimentação, o transporte e as hospedagens dos atletas.

De acordo com o coordenador da seletiva, Albino Pacheco, a regional de Moju tem características especiais, que são a participação em massa do público e os bons resultados dos atletas nas competições. “As equipes desta regional geralmente ficam entre os primeiros colocados”, informou. Os alunos-atletas que se destacarem nas modalidades coletivas irão representar o Pará nos Jogos Escolares da Juventude, maior evento esportivo estudantil do Brasil que acontece anualmente e é promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com o Ministério do Esporte e apoio do grupo Globo.

Para a Semed, o apoio destinado ao JEPs 2017 é essencial, pois os investimentos no esporte influenciam na redução da evasão escolar e no melhor desempenho escolar dos alunos. O projeto “Construindo Campeões”, lançado no início deste ano pela Semed, vai ofertar a partir do próximo mês de junho 480 vagas em várias modalidades para alunos da rede municipal de ensino. A ideia da Semed é tornar a Escola Municipal Oton Gomes um Centro de Treinamento Esportivo para preparar os estudantes mojuenses para competições esportivas locais, regionais e nacionais.