Parceira da Semed e UEPA garante atuação de 75 alunos voluntários nas escolas municipais

A parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Universidade do Estado do Pará (Uepa/Campus Moju) rendeu às escolas municipais Eurídice Cunha, Antônio de Oliveira Gordo (AOG), Oton Gomes, Lauro Sodré e Jandira Henderson a participação de 75 alunos voluntários da universidade para contribuírem com aulas de reforço escolar, alfabetização e desenvolvimento de projetos lúdicos e atrativos no ambiente escolar. Na manhã de hoje, 07, a Uepa fez a acolhida dos voluntários dos cursos de Letras, Matemática, Pedagogia e Biologia que atuarão nas escolas no decorrer deste ano letivo e na brinquedoteca da Uepa, Marli Melo, assim como na brinquedoteca do Eurídice.

O Projeto “Voluntário Nota 10” surgiu em 2017 na gestão do coordenador do campus da Uepa/Moju, Rafael Patrício, e este ano dará continuidade na gestão da coordenadora Cyntia França. No final do projeto, os universitários recebem certificados. Durante a acolhida dos voluntários, a diretora da Escola Municipal Lauro Sodré, Santina Maciel, destacou que este ano de 2018 os alunos do 6º ao 9º ano serão contemplados com 9 universitários do Projeto “Voluntário Nota 10”, os quais vão auxiliar na alfabetização e no reforço escolar nos horários vagos. Ano passado, o colégio Lauro Sodré contou com o projeto “Matemática Divertida”, desenvolvido pelo professor da Uepa, Bruno Costa, que utilizou de jogos para ensinar os cálculos.

ATIVIDADES ATRATIVAS

Conforme a coordenadora pedagógica da Uepa, Daniele Silva, que acompanha a atuação dos voluntários nos colégios municipais, muitos jogos educativos são produzidos na universidade e levados às escolas para contribuir com a aprendizagem dos alunos da rede municipal. “Nossos 75 acadêmicos voluntários atuam nas escolas municipais para ajudarem a desenvolver os projetos das escolas. Eles elaboram também proposta de atividade e cada proposta dessa é desenvolvida o mês todo com os alunos. Isso inclui muito planejamento e atenção direcionada, pois acompanhamos, de fato, o trabalho desses alunos. Na escola AOG, por exemplo, os voluntários ajudam com aulas de reforço. Em troca, a escola nos contemplou gratuitamente com um Curso de Libras, que vai beneficiar os alunos voluntários da Uepa e os servidores. A parceria da Uepa/Moju com a Semed está sendo maravilhosa”, elogiou.

Em 2017, a criançada de diversas escolas municipais de Moju e da Creche Municipal Iracy Teixeira usufruíram do serviço voluntariado de diversos acadêmicos da Uepa, que prepararam uma série de atividades voltadas ao público infantil para desenvolver com os alunos na Brinquedoteca da Uepa, Marli Melo. Janete Padilha, coordenadora-administrativa da Uepa, também dá todo apoio ao projeto “Voluntário Nota 10” e atua juntamente com a coordenadora do campus da Uepa/Moju, Cyntia França, incentivando os alunos a se engajarem no voluntariado. “Sem dúvida é uma experiência excelente para os nossos universitários e, com certeza, para as escolas. É a oportunidade que eles têm de terem essa vivência, essa experiência nas instituições de ensino, de aplicarem o conhecimento adquirido na universidade no ambiente escolar”, avaliou França.