Prefeitura entrega 300 mil mudas de açaí e cacau aos agricultores de Moju

Impulsionar a economia e garantir emprego e renda aos agricultores de Moju. Essa tem sido a meta do prefeito Deodoro Pantoja (Ie-Ié) para o setor produtivo nesses três anos de governo. Na manhã de ontem, 12, às 9h, como forma de incentivar ainda mais a produção alimentar, a prefeitura entregou 200 mil mudas de açaí e outros 100 mil pés de cacau a cerca de 20 comunidades rurais do município. Os agricultores também receberam 50 toneladas de adubo e sacos de calcário. A cerimônia de entrega das mudas aconteceu na Secretaria Municipal de Agropecuária e Pesca (Semap) e reuniu em torno de 400 produtores, além de autoridades locais.

Durante a programação, o prefeito Ie-Ié e o secretário de Agropecuária, Carlos Alberto Dias (Balsa), mostraram a todos os presentes a base agrícola montada na Semap para auxiliar os agricultores familiares no incentivo à produção. Agora, a secretaria conta com um sistema de irrigação de horta mais eficiente e de baixo custo; uma sala com cinco chocadeiras artesanais para a produção de ovos de galinha; e um minilaboratório de alevinagem (criadouro de peixes) para produzir de 50 a 200 mil peixes por ano. “Antes, os produtores enfrentavam um grande problema, porque eles iam buscar os alevinos em Terra Alta e Abaetetuba. Tinha todo um transporte, uma logística, que tornava muito cara a venda dos peixes. Então nós, como governo municipal, estamos apostando nessa nova política de produzir perto, de casa, aqui mesmo em Moju”, frisou Dias.

Após a entrega das mudas e a visita técnica às dependências da Semap, houve o pronunciamento das autoridades e dos representantes dos produtores rurais, seguido da entrega de certificados aos agricultores que participaram dos quatro cursos de capacitação oferecidos pela prefeitura em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Para o agricultor Sebastião Ferreira, Moju vive, nesta gestão, um momento único no setor agrícola. “Tu trouxeste de volta os investimentos na agricultura. Nós queremos te agradecer, prefeito, pelas treze mecanizações da Vila da Paz e pelas duas mil mudas de açaí que estão indo para lá”, elogiou.

Segundo o produtor rural Miquéias, da comunidade Jupuúba, o incentivo da prefeitura à agricultura familiar possibilita que os produtores participem dos projetos voltados à área da agricultura e garante maior desenvolvimento e geração de renda para as comunidades da zona rural.

Em seu discurso, o prefeito Ie-Ié destacou a importância dos investimentos para o combate da marginalidade em Moju e para a geração de emprego. “Sabemos que a marginalidade no nosso município acontece por falta de oportunidade de renda. E eu tenho a felicidade de dizer que nesses três anos de governo eu não tenho nenhum produtor inadimplente para conseguir os financiamentos à agricultura porque nosso projeto de governo tem dado certo e estamos incentivando o setor agrícola. Já entregamos mais de cinco mil alevinos (peixes) ano passado e este ano vamos dá de graça outros peixes à população do campo, porque nossa secretaria tem projeto de produção de alevinos. Também vamos custear o projeto de irrigação de plantas a pelo menos cem produtores rurais”, anunciou o prefeito.

De acordo com o secretário de Agropecuária, Balsa, a prefeitura já conseguiu desbloquear muitos financiamentos por meio da parceria com o Banco do Brasil. “Conseguimos uma receita direta para o campo de mais de 1 milhão de reais pelo Banco do Brasil. Isso com certeza representa um impacto econômico muito grande para Moju”.