Reunião discute avanços na Educação de Jovens e Adultos de Moju

Ofertar em Moju o Exame Estadual Permanente para certificar 300 candidatos maiores de 15 e 18 anos no Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Esse foi o principal tema da reunião que aconteceu na manhã de hoje, 20, entre a secretária municipal de Educação, Lúcia Cristo, o secretário-adjunto de educação, Nielson Cardoso, a coordenação do Centro Estadual para Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), a equipe Semed e os diretores das escolas municipais de Moju.

A secretária municipal de Educação, Lúcia Cristo, aproveitou a reunião para destacar a importância desses investimentos voltados à Educação de Jovens e Adultos de Moju. “Sem dúvida é uma grande oportunidade para o nosso povo mojuense, pois nossas empresas locais precisam de mão de obra qualificada. Já tivemos o projeto Neputira, que beneficiou mais de 250 alunos do campo com certificação de Ensino Fundamental e oferta de vários cursos de capacitação e agora firmamos uma parceria com o Estado para oferecer também o Exame Estadual Permanente, conhecido por Provão ou Exame de Banca. Isso significa um enorme avanço para a Educação de Jovens e Adultos de Moju, pois oportuniza ao candidato que está afastado da escola a possibilidade de adquirir o certificado do ensino fundamental ou médio por meio de avaliações”, explicou.

Durante o encontro, realizado no Auditório Municipal, as coordenadoras do CEEJA, Rita Fonseca, Ana Célia Lima e Conceição Maués informaram ao público presente como funcionam o Ensino Personalizado e o Exame Estadual Permanente (Provão), que é aplicado pelo CEEJA. Também foi apresentada aos gestores uma prévia do calendário de Aulões, que acontecerão em maio, e de Avaliações, previstas para o mês de junho. A meta da Semed é lançar em Moju, a partir do segundo semestre, o Ensino Personalizado, que consiste em ofertar um Centro que disponibilize educação de qualidade em horário flexível (manhã, tarde e noite) para os alunos acima de 15 e 18 anos que não conseguiram concluir os estudos (Ensino Fundamental e Médio) na idade estipulada por lei. Assim, Moju contaria com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que já existe, e outra opção de ensino a jovens e adultos, o Ensino Personalizado.

Atualmente, o município de Moju conta com 172 escolas municipais, sendo 20 na cidade e 152 no campo. Com um total populacional de cerca de 80 mil habitantes, a gestão “Quem Ama Moju, Cuida”, realiza um trabalho árduo em todas as esferas da administração pública, principalmente na área da educação, com constantes construção e reformas de escolas e formação a gestores, professores, merendeiras e condutores.