Secretaria de Agricultura entrega mais de 28 mil mudas a agricultores de Moju

Fomentar a economia da região e investir nos agricultores familiares de Moju. Essas são as principais metas da prefeitura para este ano de 2017. Para estimular a produção e garantir mais emprego e renda aos trabalhadores rurais, a Secretaria Municipal de Agropecuária e Pesca (Semap) entregou na manhã de ontem, 27, mais de 28 mil pés de mudas de açaí e cacau aos agricultores familiares de cerca de 100 localidades da zona rural de Moju.

“Nós estamos muito agradecidos por todo incentivo que a prefeitura vem dando para nós nos últimos anos. Quero dizer que nós vamos plantar e pedir orientação técnica da Semap para conseguirmos ter uma produção melhor. Com certeza essas mudas vão nos ajudar a ter uma produção maior, contribuindo para gerar renda para o homem do campo”, disse o representante dos agricultores de Moju, Sebastião Santos.

Durante a cerimônia de entrega das 21.495 mudas de açaí e 7.210 de cacau, o vice-prefeito, Jamilson Santos, Jardel, destacou o empenho da prefeitura em fazer parcerias com as indústrias Agropalma, Sococo, Biopalma e Marboges para garantir mais investimentos aos agricultores mojuenses. “Nós estamos muito felizes em estarmos entregando essas mudas a vocês. Agora nós vamos articular com as empresas instaladas no nosso município para conseguirmos viabilizar a mecanização do campo e conseguirmos outros investimentos no social. O que nós queremos, de fato, é alavancar a economia de Moju”, anunciou o vice-prefeito.

Em seu discurso, o secretário municipal de Agropecuária e Pesca, Cícero Farias, disse que não vai medir esforços para garantir desenvolvimento ao setor agrícola do município. Segundo ele, a intenção da Semap é investir significativamente na agricultura familiar e repassar as devidas informações técnicas ao homem do campo para aumentar a produção.

A cerimônia de entrega das mudas aconteceu na Semap e reuniu em torno de 200 produtores, além de autoridades locais, como vereadores e secretários municipais. A ação promovida pela prefeitura faz parte de uma série de ações desenvolvidas ao longo dos últimos quatro anos para aumentar a produção local de Moju. Só no início do ano passado, o prefeito Deodoro Pantoja, Ie-Ié, entregou mais de 300 mil mudas de plantas a produtores rurais de 20 comunidades de Moju.