Semed apoia 1º Aulão do Enem/Propaz realizado em Moju

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), assim como o presidente da Câmara de Moju, Leandro Rocha, intensificaram os esforços para articular com o governo do Estado a realização do 1º Aulão do Enem em Moju, que aconteceu na manhã e na tarde de hoje, 12, no Ginásio Antônio Cristo (Seu Tota), na Escola Municipal Dona Zila, e reuniu centenas de alunos, a maioria da rede pública de ensino. Sete professores de variadas disciplinas conquistaram a atenção dos estudantes com o enfoque no ensino e as dicas sobre cálculo e estilo da prova do Enem.

Segundo a secretária municipal de Educação, Lúcia Cristo, mais de 400 alunos inscreveram-se no 1º Aulão do Enem. “Esse momento de estudo e dedicação significa uma oportunidade grande para os nossos estudantes se prepararem bem e terem a chance de conquistar a tão sonhada vaga no vestibular. Tenho certeza que a educação é o melhor caminho para construirmos cidadãos vencedores e do bem”, enfatizou.

No intervalo do aulão, o prefeito Deodoro Pantoja (Ie-Ié) disse que estava feliz de ver o empenho dos alunos nos estudos e falou da necessidade de o governo investir nos jovens de hoje para ter futuros profissionais amanhã atuando no próprio município. “Nós ficamos muito felizes quando temos a chance de dá oportunidade de trabalho para profissionais do nosso próprio Moju. Muito obrigada pela parceria com o governo do Estado e parabéns à presidência da Câmara por propiciar esse evento”.

De acordo com o coordenador do Propaz Enem, Raimundo Rodrigues, a previsão é de que dia 28 de outubro deste ano seja realizado em Moju o 2º aulão do Enem, com disponibilização novamente de todas as disciplinas exigidas na prova, inclusive redação. Rodrigues informou também que os Aulões do Enem/Propaz existem desde 2015, e que a meta é que só este ano 15 municípios do Pará sejam contemplados com a iniciativa.

Com metodologia diferenciada e atrativa, que incluiu exibição de vídeos, apresentação dos conteúdos no datashow, orientações técnicas sobre a prova e momento de motivação, as aulas do Aulão do Enem foram ministradas por professores com larga experiência no certame. “Nós primeiro fizemos a análise das provas dos últimos 10 anos do Enem, para depois montar nossas estratégias de ensino. Na prova de física, por exemplo, 90% do que é cobrado é teoria, ou seja, como a física relaciona-se ao cotidiano do aluno. Então focamos no ensino do que realmente cai na prova”, explicou o professor Dantas, de Física.