Semed apresenta projeto municipal de criação de Centro de Treinamento Esportivo de Moju

Projeto beneficiará ainda este ano 400 alunos das escolas municipais e formará gratuitamente atletas de vôlei, handeibol, natação, badminton e paradesporto

Implantar um projeto municipal inovador em Moju para tornar a cidade referência da região no treinamento de alunos-atletas aptos a participar de eventos esportivos locais, regionais e nacionais. Essa é a intenção da prefeitura de Moju, a ser concretizada ainda neste primeiro semestre de 2017 por meio da Coordenadoria de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Para dar andamento à implantação do projeto da Semed, de criação do Centro de Treinamento Esportivo de Moju, na manhã da última sexta-feira, 17, a secretária municipal de Educação, Lúcia Cristo, a coordenadora de Educação Física da Semed, Ane Aires e os coordenadores da secretaria participaram de uma importante reunião interativa com os diretores das escolas municipais para apresentarem o projeto “Construindo Campeões: mãos amigas para uma vida melhor” aos gestores do campo e da cidade. O objetivo do encontro foi fazer os esclarecimentos necessários quanto ao horário de funcionamento das aulas, as modalidades esportivas oferecidas e outras informações de interesse público.

O nome do projeto inovador da Semed pode sofrer alteração, porém ficou definido que vai iniciar no próximo mês de março e ofertará 400 vagas aos alunos das escolas municipais nas modalidades de vôlei, handeibol, natação, badminton e paradesporto (salto em distância, arremesso de peso, lançamento de dardo e pelotas, prova de pista e tênis de mesa). O ingresso no projeto esportivo “Construindo Campeões” será por meio de seleção, que incluirá prova de redação, teste de aptidão física e entrevista, explicou a coordenadora de Educação Física da Semed, Ane Aires. A direção de cada colégio municipal ficará responsável pelas demais informações quanto aos prazos e ingresso dos estudantes ao projeto. Durante a reunião, Ane Aires apresentou, inclusive, a equipe de professores que vai desenvolver o projeto.

O Centro de Treinamento Esportivo de Moju, criado pela prefeitura, funcionará na Escola Municipal Oton Gomes, que dispõe de piscina e infraestrutura adequada para treinar os futuros vencedores nas competições. Os selecionados irão ter aulas teóricas e práticas dois ou três dias da semana, dependendo da modalidade esportiva que o estudante conseguir ser aprovado.

INCENTIVO AO ESPORTE

Conforme a secretária municipal de Educação, Lúcia Cristo, o município de Moju tem avançado muito quanto aos investimentos na área esportiva. “Nos últimos quatro anos a gente melhorou muito o incentivo à prática de esportes, formando cidadãos do bem. Hoje nós temos a oportunidade de ter os Jogos Indígenas e os Jogos Quilombolas. Agora, sem dúvida esse projeto de criação de um centro de treinamento esportivo vai contribuir para a redução da violência, dos índices de reprovação e do abandono escolar, além de ser importante para melhorar o desempenho dos alunos da rede municipal de ensino nos estudos. Será um ganho enorme para os nossos alunos, e é por isso que eu tenho certeza que eles não vão buscar outro caminho senão o da cidadania”, disse.

Para a diretora de ensino da Semed, Hilda Siqueira, o projeto esportivo será importante ainda para resgatar valores essenciais ao ser humano, como, a disciplina, o respeito, o empenho nas tarefas, a socialização, a paz, o bom relacionamento entre os alunos, entre outros.