Semed lança projeto de criação de horta e pomar nas escolas municipais

Com o objetivo de contribuir para os bons hábitos alimentares dos alunos das escolas municipais de Moju e incentivar a alimentação escolar mais nutritiva e saudável, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) lançou na manhã de ontem, 21, o projeto “Horta e Pomar Nas Escolas”, que vai premiar as merendeiras e os colégios da rede municipal de ensino que criarem hortas escolares criativas e cardápios nutritivos feitos com alimentos plantados na própria horta. No total, 178 escolas do campo e da cidade que recebem recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) estão aptas a participar do projeto da Semed.

A programação aconteceu no auditório da Escola Municipal Oton Gomes e foi voltada, inicialmente, para os diretores das escolas do campo. A abertura contou com um momento de oração e dinâmicas. Em seguida, houve a apresentação do projeto “Horta e Pomar Nas Escolas”, com esclarecimentos a respeito de como vai funcionar a iniciativa da Semed. O projeto de nome inicial “Horta Nas Escolas: plantando e colhendo bons hábitos alimentares” será importante ainda para combater a desnutrição; melhorar o aprendizado dos alunos e reduzir a taxa de evasão escolar, além de sanar problemas como possível falta de merenda nas escolas.

A nutricionista da Semae, Vera Negrão, explicou os detalhes do projeto de alimentação saudável a ser implantado na gestão do prefeito Deodoro Pantoja, Ie-Ié. “Primeiro vamos inscrever no período de 06 a 10 de março deste ano as escolas municipais no concurso. Depois cada escola vai escolher os legumes, temperos ou as frutas que irão plantar e cultivar. Em seguida, a prefeitura vai dispor de um técnico agrícola para ensinar as técnicas de cultivo da horta. Cada colégio poderá contar inclusive com a ajuda da comunidade escolar que tem conhecimento de plantio. O outro passo será a orientação de bons hábitos alimentares feita por nós, do Semae e, por fim, o acompanhamento e a supervisão do projeto, que culminará na premiação dos melhores cardápios, no final do ano”.

Durante a apresentação do projeto inovador da Semed, os diretores das escolas municipais também participaram do Curso de Boas Práticas de Higiene, ministrado pela tecnóloga em alimentos do Setor Municipal de Alimentação Escolar (Semae), Elzilene Araújo. A formação dará suporte ao projeto e ajudará as merendeiras no preparo higiênico da alimentação servida aos alunos. A ideia do projeto “Horta e Pomar nas Escolas” é engajar os próprios alunos da rede municipal na execução das atividades, com empenho também dos colégios na criação de atividades pedagógicas e pesquisas sobre alimentação saudável.

CRITÉRIOS DE PREMIAÇÃO DO PROJETO DA PREFEITURA

* Inovar nos cardápios;

* Produzir boa quantidade e variar os gêneros alimentícios;

* Conservar e destinar adequadamente o excesso de produção;

* Preencher a planilha de controle da alimentação escolar fornecida pela Semed;

* Enviar relatório com registros de fotos ou vídeos de no máximo 5 minutos em CD ao Semae;

* Incluir hortifrúti nos bons hábitos alimentares na escola;

* Adicionar alimentos nutritivos da horta no cardápio fornecido pelo Semae;

* Criar e revitalizar o espaço de produção;

* Adaptar de forma criativa a horta dentro do espaço escolar.

PREMIAÇÃO

Categoria Merendeira: Prêmio em dinheiro.

1º Lugar, 2º Lugar e 3º Lugar.

Categoria Escola: Prêmio de algum bem material que contribua para a alimentação saudável, a ser definido pela escola.

1º Lugar, 2º Lugar e 3º Lugar.