Semed participa de cerimônia de certificação de 317 professores do campo

A manhã da última quinta-feira, 30, foi de muita alegria e confraternização para a Secretaria Municipal de Educação (Semed/Moju) e os 317 professores das escolas do campo que atuam nas turmas multisseriadas da zona rural. Os profissionais que atuam nas escolas do campo receberam da Universidade Federal do Pará (UFPA) o certificado do Curso de Aperfeiçoamento Escola da Terra, o qual teve duração de 200 horas e aconteceu na própria instituição de nível superior, em Abaetetuba.

Durante a cerimônia de entrega dos certificados aos professores da rede municipal de ensino, a secretária municipal de Educação, Lúcia Cristo, destacou a importância da parceria conjunta entre a universidade, a Semed, a Seduc e o MEC em proporcionar aos professores do campo a capacitação necessária para a melhoria da prática profissional. “Para nós é orgulho muito grande ver que esse curso vai fazer a diferença na vida de 317 professores de Moju que atuam nas escolas do campo, quilombolas e indígena. É uma satisfação enorme ver também quase 4.500 alunos e 157 escolas campesinas serão beneficiados com essa capacitação”, destacou.

Em seu discurso, o coordenador do Curso Escola da Terra, Salomão Hage, falou da preocupação da UFPA em planejar a capacitação conforme a realidade local da zona rural. Segundo ele, a universidade deseja que os professores do campo estejam cada vez mais qualificados para atuarem nas escolas rurais, já que são eles os formadores dos sujeitos do campo. Hage informou ainda que a UFPA acabou de lançar o edital com a oferta de 50 vagas na especialização em Educação do Campo e Extensão Rural.