Semed promove Curso de Libras para seus funcionários

“Dois fatores nos motivaram muito a promover esse curso de libras aos nossos funcionários: garantir a qualificação necessária à equipe da Secretaria Municipal de Educação, Semed, e possibilitar ao nosso público-alvo, ou seja, à pessoa com deficiência auditiva, um atendimento digno no nosso local de trabalho”, explicou a integrante da Coordenadoria de Educação Especial da Semed, Delma Barata, referindo-se ao Curso de Libras de 180 horas ofertado pela Semed que iniciou este mês de fevereiro na própria secretaria de educação.

O curso acontece às sextas-feiras alternadas e se estenderá até dezembro deste ano. Na tarde da última sexta-feira, 17, na Escola Municipal Oton Gomes, os funcionários da Semed tiveram a oportunidade de aprender Libras de maneira lúdica e interativa com as professoras das escolas municipais de Moju, Josymary Maués e Durcelina Cunha. Os próximos módulos do curso contarão também com a contribuição da professora de libras Silviane Guedes.

Leandro Piedade, o outro integrante da Coordenadoria de Educação Especial da Semed, foi quem intermediou o curso e ajudou, juntamente com sua equipe de trabalho, na organização da programação, que incluiu jogo de bingo em libras e brincadeiras voltadas para o aprendizado da língua de sinais.

Antes de iniciar o curso de Libras, houve a Palestra sobre Motivação, Liderança e Alimentação Saudável, ministrada pela bióloga Natália Carvalho. A tentativa da Semed é inovar na didática das capacitações e garantir aos funcionários um conhecimento tanto teórico quanto prático da Língua Brasileira de Sinais. O próximo módulo do curso de libras está agendado para o próximo dia 03 de março, na Semed, e servirá para “potencializar o conhecimento da educação inclusiva, melhorando a comunicação e o atendimento a toda diversidade de pessoas que frequenta a Semed”, reiterou Delma Barata.