Semed realiza capacitação para Professores Auxiliares Especializados

Mais de 70 professores das escolas municipais de Moju que atuam diretamente com os alunos com deficiência participaram na manhã e na tarde da última quinta-feira, 30, de uma importante capacitação sobre autismo, libras, braile e deficiência intelectual. A programação foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e aconteceu no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA), em Moju.

Segundo o integrante da Coordenadoria de Educação Especial da Semed, Leandro Piedade, o curso será importante pois irá refletir na qualidade da atuação profissional dos professores da rede municipal de ensino. “Nós tivemos uma grande preocupação em qualificar os nossos 90 professores do AEE para iniciarmos o ano letivo com um melhor atendimento aos nossos cerca de 150 alunos com deficiência. Escolhemos abordar sobre as deficiências mais comuns na rede municipal e trouxemos uma mostra de várias atividades voltadas ao aprendizado das pessoas com deficiência”, disse.

Durante a capacitação “Saberes e Práticas para o Trabalho do Professor Auxiliar Especializado”, as professoras Suelen Silva e Libna Moraes ministraram a palestra sobre braile no contexto escolar. Os professores Leandro Piedade e Mônica Quaresma abordaram acerca do autismo. Já Silviane Guedes e Josi Mary Maués explicaram a respeito das libras. Por último, as professoras Carliane Barros e Delma Barata apresentaram várias informações pertinentes sobre deficiência intelectual. Houve interação entre os palestrantes e participantes da capacitação e sorteio de diversos brindes.