Semed realiza reunião para discutir melhorias nas ações do PNAIC

Com o objetivo de fortalecer as ações do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC nas escolas municipais de Moju, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu na manhã da última terça-feira, 14, uma reunião com os diretores escolares, Conselho de Educação, técnicos da Semed e Sintepp, às 9h, na Escola Oton Gomes. Durante o encontro, houve palestras interativas sobre assuntos relacionados ao PNAIC, ao IDEB, à Prova Ana e às metodologias de ensino adotadas, como as sequências didáticas.

Em seu pronunciamento, a diretora de ensino da Semed, Hilda Siqueira, que também estava representando a secretária municipal de Educação, Lúcia Cristo, destacou a importância do PNAIC para a qualidade da educação pública do município. “O programa realmente contribui para que a criança aprenda a ler e a escrever até os oito anos de idade. Porém o PNAIC só dá certo se os professores, se as escolas se empenharem e desenvolverem bem o projeto. Então a nossa meta, o nosso compromisso deve ser com a melhoraria da educação no nosso próprio ambiente de trabalho. E isso é possível!”, destacou.

Conforme a coordenadora local do PNAIC, Socorro Brito, este ano cerca de 300 professores alfabetizadores do programa atuam nas escolas municipais de Moju. O objetivo é intensificar as ações educativas na rede escolar para melhorar a nota dos alunos no IDEB. Ao todo, 3.900 estudantes do ciclo são beneficiados com o PNAIC e 165 escolas municipais estão cadastradas no programa.